Todos nós sabemos o que é orar e muitas vezes não ter a resposta que esperávamos, ou não ter resposta alguma.
Um sentimento de aflição, angústia, tristeza pode tomar conta do nosso coração e nos levar a um estado de desanimo. Não é raro, dentro de situações como essa, pessoas desistirem de sua fé e desistirem de Deus.
Isso é reflexo de uma enganação causada pelo imediatismo quando deixamos a essência da fé de lado, que é confiar mesmo que não se veja o que busca ou espera.
Se você tem sentido esse desânimo é um sinal de alerta para você parar e analisar se você de fato está vivendo por fé ou está vivendo no piloto automático, orando por orar sem crer que Deus opera por meio da nossa fé.
É necessário que entendamos que mesmo quando não estamos vendo as coisas como gostaríamos que elas estivessem, precisamos seguir com fé, crendo que o Deus Pai criador dos céus e da terra ouve nossa oração.
Essa verdade precisa estar clara e firme em nosso coração, o nosso Deus é o dono de tudo o que há. Entendendo isso nossa fé para orar será transformada totalmente.
Se você apoia a sua fé no resultado das suas orações segundo a sua vontade, você pode cair num ciclo vicioso e ter sua fé cada vez mais diminuída, uma vez que você não enxerga os resultados e acha que sua oração não está sendo ouvida.
Mas, quando você apoia a sua fé em quem Deus é, o criador e dono de tudo, sua fé muda. Quando sua fé muda, seus resultados também irão mudar e sua fé irá aumentar. Você deixa o ciclo vicioso anterior e passa a vivenciar o clico vitorioso.
Vejamos o exemplo de Jesus quando orou no Getsêmani. Ele foi bem claro pedindo que a vontade de Deus fosse feita, e apesar do que ele estava vendo ali, um futuro de dor e sofrimento, Ele creu pela fé num futuro de vitória. E você sabe o final dessa história. Ele ressuscitou com poder e glória, porque seguiu em frente apesar daquilo que ele estava vendo.
Se a fé é a certeza daquilo que não se pode ver, você não pode se decepcionar quando você não vê. Caso você esteja vivendo isso, é importante você perceber que sua fé precisa ser restaurada.
O segredo prático é continuar avançando, mesmo que você não esteja vendo. Seu trabalho não está prosperando como gostaria? Continue avançado. Sua família está estagnada ou com problemas? Continue avançado. Sua saúde está te assustando? Continue avançando. Continue crendo, continue orando, continue buscando mesmo que sua visão humana te deixe enganar.
Se você está caminhando por fé, você não precisa ver nada. É simples assim! O Criador e dono do universo está vendo por você e te direcionando a algo que você talvez jamais conseguiria imaginar.
Porém, se você esta paralisado é um indício forte de falta de fé, você não está confiando que Deus está guiando os seus passos. Se você caminha por fé, você não precisa ver nada. Basta seguir na direção que Deus te colocou, e descansar crendo que o mais Ele fará.
Lembre-se que a sua visão está te informando as coisas como elas estão a sua frente, mas a fé vai te guiar segundo a visão que vem de Deus. A nossa visão pode trazer engano, mas a visão pela fé jamais nos enganará.
Se Jesus tivesse se baseado na sua visão natural, nós estaríamos perdidos para sempre. Porque o que Ele via com os olhos naturais era um momento de tremenda dor, tremenda humilhação e incomparável sofrimento. Mas Ele desligou seus olhos naturais e passou a olhar pela fé no que o Pai faria.
Não deixe de viver as promessas do Senhor para a sua vida por conta da sua falta de fé. Anime-se no Senhor. Coloque sua esperança em Deus, continue crendo e fortalecendo a sua fé, você irá perceber que passo de fé após passo de fé, você conseguirá descansar mais e confinar mais.
Faça uma avaliação de como a sua fé está hoje e, se necessário, mude sua atitude. Após essa mudança, é certo que você terá também uma mudança de resultados.
A decepção da fé é o que se vê, mas a fortaleza da fé é o que não se vê. Afinal, “sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6.